As povoações que constituem a União das Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca, têm um rico património edificado quer religioso quer civil. Em cada antiga freguesia, existe uma igreja paroquial, cada uma dedicada ao seu orago: Bigorne a São Sebastião, Magueija a São Tiago e Pretarouca a São Nicolau.

Todas os povoados têm, também, uma capelinha, cada uma dedicada ao seu santo. Nos cruzamentos dos caminhos rurais, deparamos com diversos cruzeiros e cruzeirinhos, cada um com a sua arquitectura, lenda ou história.

Salienta-se, o cruzeiro no lugar das “Forcas” Matança, que perpetua o local que dizem ter sido palco da execução da pena capital, na longínqua época em que Magueija foi um antigo Município. São visíveis, por todos os povos, fontanários restaurados e vistosos, onde em tempos passados, as pessoas enchiam os seus canecos de madeira e seus regadores para uso doméstico, e tanques onde se lavava a roupa e os animais saciavam a sede. Como símbolo da jurisdição e autonomia municipal, ergue-se no lugar de Magueijinha, Magueija, um Pelourinho, actualmente decretado monumento Nacional. A poucos metros deste Pelourinho, existe  uma casa de pedra rústica que, segundo a tradição, terá sido a cadeia do Concelho.

Outra reminiscência da extinta autarquia municipal é o local denominado “Curral do Concelho”, localizado, também, na povoação de Magueijinha, que teria servido para recolher o gado tresmalhado ou perdido na área do concelho, o chamado “ gado do vento” como é denominado na letra dos forais quinhentistas.

Ao longo do rio Balsemão, na área da União das freguesias, podemos encontrar ainda antigas  pontes, poldras e velhos moinhos de cereal.

 

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Serviços públicos para o...

    Serviços públicos para o...

    Publicado em 16 Agosto 2019

    A todos os cidadãos portugueses que não residam em Portugal e estejam neste período de férias no nosso país e necessitem tratar de alguns assuntos relacionados com a administração pública, passamos...
-
  • Passeio anual de sócios ADSC

    Passeio anual de sócios ADSC

    Publicado em 09 Julho 2019

    No dia 14 de julho, a ADSC de Magueija irá organizar o passeio anual dos associados. Este ano o passeio será à pitoresca Vila de Óbidos com passagem por diversos locais de interesse.
.
  • 3º Torneio de Damas Clássicas...

    3º Torneio de Damas Clássicas...

    Publicado em 09 Julho 2019

    Decorreu no dia 22 de junho, na ADSC de Magueija,  o 3º Torneio de Damas Clássicas Semi-Rápidas em homenagem a Jorge Rodrigues. Partilhamos algumas imagens deste momento.
.
  • Tradicional segada - ADSC

    Tradicional segada - ADSC

    Publicado em 03 Julho 2019

    No próximo dia 13 de julho do corrente ano, pelas 7 horas, a ADSC - Magueija, irá levar a cabo a tradicional segada na Bregada. Este evento está aberto a todos os sócios com as quotas em dia.